1 - O que é preciso para importar uma arma de pressão?
Para importar uma arma de pressão você precisa ter:
- CR (Certificado de Registro) emitido pelo SFPC da sua região
- Solicitar um CII (Certificado Internacional de Importação) ao DFPC.
2 - Tenho 18 anos vou poder jogar?
Sim, a Portaria define a idade mínima de 18 anos.
A PORTARIA Nº 006-D LOG, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2007, passou a regular as armas de pressão para airsoft. Para saber o conteúdo da Portaria clique no link "Legislação" que está no menu principal.
3 - Como saber das novidades sobre a Lei?
Para se manter atualizado sobre as Leis e normas que regulam a prática do airsoft no Brasil, participe do nosso Forum. Quando houver alguma novidade importante, ela será anunciada na primeira página do Portal.
4 - O que é Airsoft Brasil?
Airsoft Brasil ou ASB é o primeiro e atualmente único portal de informação sobre airsoft no Brasil. Nosso objetivo é divulgar e desenvolver o esporte no país.
5 - Quando começou?
A ASB começou no final de 2002 e virou portal no iní*cio de 2003.
Desde 2003 mantemos contato com o Exército para regulamentar o uso e compra das armas de pressão para airsoft no Brasil.
6 - Como tirar o CR de Colecionador?
Cada região militar possui uma procedimento, por isto visite a parte do Forum referente a sua região e veja as indicações dos demais membros que já passaram pelo proesso. Havendo dúvida não deixe de perguntar.
7 - Como solicitar um CII?
Veja no Forum o procedimento mais atual sobre obtenção do Certificado Internacional de Importação.
Você também pode visitar o site do DFPC.
8 - Como solicitar o desembaraço alfandegário
Recomendamos entrar em contato diretamente com o SFPC da sua região para saber qual o procedimento que eles adotam. Infelizmente não há uma padronização.
9 - Já me apresentei e não consigo ver todo o Forum
Após ter se apresentado no Forum, você deve esperar a liberação, ela é feita manualmente. Aproveite este tempo para ler as nossas regras.
10 - Existe algum custo para se registrar?
Não, o registro na Airsoft Brasil é gratuito.
11 - Já fiz o meu registro e não fui liberado, o que devo fazer?
Verifique se você fez a sua apresentação de forma correta, sem ter esquecido nenhum campo. Verifique se você está usando um nome de usuário e endereço de e-mail que contenha palavrões ou palavras ligadas a atividades criminosas. Levamos o esporte de forma séria e queremos que os nossos membros também o façam.
Se tudo estiver ok, você pode entrar em contato pelo link “Fale Conosco” no final da página informando o seu nome de usuário e e-mail. Aguarde pelo menos uns 2 dias para isto.
12 - Quero ajudar a ASB, o que posso fazer?
Ficamos felizes com sua disposição em ajudar o airsoft no Brasil. Você tem várias formas de ajudar a Airsoft Brasil:
- visitando e participando do Forum.
- entendendo as Leis brasileiras e divulgando de forma responsável o esporte airsoft.
- enviando notí*cias e novidades que você tenha achado pela internet.
- comprando os itens vendidos na ASB.
- fazendo uma doação de qualquer valor usando o nosso formulário de doações.
13 - Quero fazer uma doação, mas não tenho conta no PayPal!
Infelizmente a única forma de fazer uma doação é via PayPal.
Caso você realmente queira fazer uma doação e não tenha o PayPal, entre em contato conosco.
14 - Sou Militar/Policial posso importar uma arma de pressão?
Mesmo sendo policial ou militar é preciso ser registrado no Exército e pedir autorização prévia para importar. Ou seja, é preciso ter CR e depois um CII para poder importar legalmente.
15 - Como importar Equipamentos?
A importação de equipamentos é liberada, não há necessidade de CII se o equipamento não for produto controlado.
- Colete, bota, luva, shemagh, bolsos, bolsa etc... não são produtos controlados e por isto não necessitam de CII para importar.
Tudo que for acoplado na arma de pressão de airsoft é acessório e neste caso é necessário obter o CII antes de realizar a importação.
16 - O que é ou não produto controlado?
Os Produtos Controlados são produtos que exigem uma autorização prévia do DFPC para poder importar. Neste caso apenas com o CII a pessoa está autorizada a importar.
Os produtos controlados estão definidos no R105. Alguns exemplos:
- armas de pressão de airsoft
- acessórios (red dot, scopes, silenciadores, carregador etc...)
Não são produtos controlados e por isto não precisam de autorização prévia podendo ser importados normalmente:
- equipamentos de nylon como coletes, bolsos etc...
- BBs (bolinhas)
- baterias
- etc...
Para saber se é controlado ou não, nem precisa verificar o R105, basta ter bom senso: parace ser real? parece com arma? pode ser usado em arma de pressão ou em arma real? se a resposta for SIM: tenha certeza que as chances de ser produto controlado são bem grandes.
17 - O que é preciso para comprar numa loja no Brasil?
Atualmente apenas ter RG, CPF e comprovante de residência.
18 - Posso PORTAR uma airsoft?
Portar NÃO. Mas TRANSPORTAR SIM. Portar é manter a arma de pressão de airsoft ao alcance da sua mão. Transportar é levar a arma de pressão de airsoft sem bateria, sem carregador, com o bico tampado, travada e dentro de uma bolsa ou caixa específica fechada em local longe do alcance da sua mão.
19 - Preciso de alguma GT (Guia de Trâfego) ou autorização ou documento para transportar uma arma de pressão de airsoft?
Atualmente NÃO. Aconselhamos a levar uma cópia da Portaria e a Nota Fiscal ou comprovante de desembaraço para provar a origem da arma de pressão.
20 - Manual sobre Airsoft em português
O membro Arkantuspc traduziu e criou um manual sobre Airsoft que abrange, de forma bem completa, vários aspectos do Airsoft. Para ter acesso basta clicar no link a seguir e digitar o código. O arquivo está em .rar
Guia completo para novatos
Código: 123
PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM OUTRO SITE SEM AUTORIZAÇÃO!