Airsoft Brasil: História, objetivo e luta

Discussão em 'Campo de Treinamento!' iniciado por Parafal, Março 2, 2009.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Parafal

    Parafal MAJOR Administrador

    Afiliado:
    Junho 8, 2003
    Featured Threads:
    4
    Aprovações Recebidas:
    356
    Pontos de Troféu:
    243
    Airsoft Brasil: História, objetivo e luta




    Airsoft Brasil o início


    O Portal Airsoft Brasil foi criado e idealizado por Rodrigo "Parafal" no final de 2002.
    Após muito procurar por informações pela internet brasileira, nenhuma página havia sido encontrada.
    Diante deste fato o Parafal decidiu montar um site exclusivo para o público brasileiro, com o intuito de divulgar o esporte no país e de encontrar um saída para a prática em território nacional.
    Sendo advogado, Parafal passou a pesquisar e estudar as possibilidades de praticar o esporte de forma Legal, pois já existiam Leis que impediam a importação de simulacros de armas e isto era um grande problema.
    Desta forma, a primeira ação foi criar um FORUM brasileiro sobre airsoft. No início pouquíssimas pessoas se cadastraram, mas com o tempo o número foi crescendo de forma incrível.
    Vendo que o interesse do brasileiro crescia em relação ao airsoft, Parafal montou o primeiro site informativo sobre airsoft do Brasil que era hospedado na kit.net.
    Com o aumento da troca de informações com jogadores de outros países, como os amigos de Portugal, EUA e Inglaterra, o conhecimento nacional sobre airsoft foi aumentando de forma rápida.
    Visando a divulgar ainda mais o esporte no Brasil, o site Arnie's no dia 28 de Março de 2003 anunciava a criação do primeiro e único site brasileiro sobre airsoft. Com esta enorme divulgação mundial, o Brasil passou a ser conhecido no meio do airsoft internacional.
    Não tínhamos perspectivas nenhuma de podermos jogar livremente, mas pelo menos estavamos mostrando que lutaríamos para isto.
    O número de acessos brasileiros e estrangeiros aumentou de tal forma que foi necessário investir no site e passamos a hospedar a página em um serviço pago de webhost.





    [​IMG]



    As primeiras AEGs Legalizadas no Brasil


    Havíamos feito um Forum, depois um site e agora um Portal, mas não tínhamos nenhum equipamento no Brasil. Com isto Parafal e o membro José "Coral" decidiram arriscar e iniciaram todo o procedimento para obter uma autorização do Exército Brasileiro de Colecionador. Assim que esta autorização foi liberada, ambos escolheram uma loja e pagaram para ver.
    Após muita adrenalina, problemas com cartão de crédito e outras coisas mais, recebíamos uma carta informando que as nossas AEGs haviam sido retidas pela Receita Federal e apenas o Exército poderia liberá-las.
    Felizes e ao mesmo tempo tensos, foi dado início a uma luta para conseguir o desembaraço, pois NINGUÉM sabia o que era airsoft. A primeira informação recebida por telefone foi: "vocês perderam estas armas".
    As coisas estavam tão fortes contra nós que chegamos a pensar a desistir e o Portal foi fechado durante quase uma semana. No entanto, decididos a ir até o fim, mesmo já pensando na via Judicial para retirar as AEGs, conseguimos a autorização para o desembaraço.
    Muitas dificuldades, mas conseguimos mais uma vitória.



    Visita ao DFPC


    Mesmo tendo importado duas AEGs, o caminho para outros não estava totalmente traçada e bem definido. Tanto é que tivemos problemas com a importação de uma outra AEG de um membro. Sendo assim foi necessário partir para outro patamar da luta.
    Tínhamos que mostrar o airsoft para a pessoa certa e graças a ajuda de um Major do Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (atualmente Tenente Coronel) o Parafal conseguiu, no dia 5 de fevereiro de 2004, participar de uma audiência com o Diretor da DFPC onde foi possível apresentar o airsoft e ainda fazer uma demonstração do seu funcionamento.
    Não é preciso dizer que todos os presentes se admiraram com o airsoft e desde então, a DFPC está iniciando os estudos para a elaboração de uma regulamentação definitiva para o airsoft.

    Importante ressaltar que 6 membros, acreditando no futuro do airsoft e no Portal Airsoft Brasil, colaboraram financeiramente para a realização desta reunião. Hoje estes 6 membros que fazem parte do Portal Airsoft Brasil são considerados membros Honorários pela confiança que depositaram neste projeto.


    São eles:

    - Clayton
    - Coral
    - DeltaOperator
    - Furtivo
    - Girotto
    - Poubel14
    - Tatico1_Gear



    Remando contra a maré


    Infelizmente o Portal da Airsoft Brasil e toda esta luta teve início em uma época muito difícil. Época em que o Governo acabava de lançar o Estatuto do Desarmamento. Tudo isto tem prejudicado a rapidez para a regulamentação do airsoft.
    Mas se já passamos por dificuldades e vencemos, continuaremos a lutar. Hoje nós já contamos com muitos outros membros e pessoas interessadas em lutar. Acreditamos que tudo irá dar certo. Se pararmos para pensar, em 1 ano fizemos muitas coisas e agora nós já sabemos que o Exército está finalizando a futura regulamentação dos simulacros. Estamos confiantes que em 2005 teremos, finalmente, a nossa Lei.


    Agora uma coisa é certa, se nós queremos que o airsoft seja praticado neste país a primeira coisa que devemos ter em mente é a perfeita compreensão das Leis, ou seja, o uso ilegal deste equipamento poderá prejudicar TODA a nossa nova comunidade. Divulguem o esporte, mas divulguem de forma correta!


    O Futuro só depende de todos nós!!!!





    Atualizando...

    Não foi em 2005, mas sim no final de 2007 que a primeira Portaria sobre airsoft foi finalmente publicada. PORTARIA Nº 006-D LOG, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2007.
    A Portaria definiu que airsoft não é mais considerado simulacro e sim arma de pressão e com isto estamos na mesma situação do paintball.
    A Portaria ainda é muito recente e ainda estamos em contato com o DFPC para saber o entendimento oficial sobre alguns pontos que não ficaram muito claros.
    Mas nestes últimos 3 anos (2005 - 2008) o airsoft passou a ter uma divulgação maior pois começamos a participar com artigos na revista Tiro Certo.
    Esta página do Portal estará sempre em atualização, pois nossa luta não vai terminar nunca.

    Atualizando...

    Em 2008 surgiram as primeiras lojas de airsoft em território nacional e também os primeiros jogos.

    No entanto, infelizmente, a Portaria Nº 006-D LOG foi "suspensa" no final de 2008.

    Entramos 2009 na espectativa do texto final do novo R105 e também da próxima Portaria sobre armas de pressão que, esperamos, irá definir com mais clareza como o airsoft será praticado no Brasil.

    Tendo em vista o aumento incrível no número de acessos durante o ano de 2008, em 2009 mudamos de servidor e de sistema de Forum. Atualmente possuímos mais de 6.500 membros, recebemos mais de 1.000 visitas por dia.

    Este tópico está em constante atualização!
     
    Yuri Tuan Godoz, LucasSilvaSM e Félix curtiram isso.
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.

Compartilhe esta Página