Introdução a optics (lunetas e red dots)

Discussão em 'Parabellum' iniciado por variedades, Agosto 20, 2012.

1. variedades

variedades Membro do ano 2010

Afiliado:
    Abril 21, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1,988
    Pontos de Troféu:
    133
    Colegas,

Há certo tempo tenho estudado sobre optics, antes como jogador e mais recentemente eu e o Eliran temos estudado também com o viés de vendedores, que deve considerar especialmente custo x benefício do produto. Pois bem, inicialmente, o usuário deve se fazer a seguinte pergunta: porque necessito de uma luneta/red dot? Se o usuário atira normalmente fazendo a correção “pela bolinha”, qual seja, no olho, olhando aonde a BB vai, pode pensar que então, no seu caso, não deve usar um red dot.

Isto pode ser tanto verdade como pode ser um indicativo claro de que o usuário seria mais efetivo com um red dot. Se o alvo está imóvel, dentro do alcance, ele DEVE ser alvejado. Deixando de lado considerações pessoais, vamos a algo mais técnico.

Quanto a lunetas: no Brasil lunetas são acessórios de armas, tanto faz se a arma é real ou de Airsoft, pela lei são acessórios de armas. Assim, tem sua importação regulada pelo R-105, produto controlado de uso permitido, contanto que tenha objetiva menor do que 36mm e aproximação menor do que 6x. Também no Brasil, a concepção mais bem aceita é que red dots são, aos termos do R-105, miras optrônicas, assim também são produtos controlados, exigindo portanto CII para sua importação. Sendo mira optrônica, também é comumente aceito que os limites de mm de objetivas não se aplicam, assim podendo ser obtida CII para um red dot de 1x 40mm, por exemplo.

Quanto à objetiva, esta é a lente “da ponta” da mira, qual seja, a objetiva da frente, por onde entra a luz. Tal lente, no Brasil, para lunetas, não pode ter mais do que 36mm para meros mortais como nós. Quanto ao zoom, isto é a aproximação que a luneta permite. Uma luneta de 4x aproximará, digamos, 4x a imagem (embora isso não seja um padrão entre todos os fabricantes). Assim, uma luneta 1-4x32mm é uma luneta de zoom variável de 1x até 4x com objetiva de 32mm.

O que seria bom para o Airsoft? É uma questão bastante pessoal. Eu tenho uma luneta 1.5x4.5x32mm. O 1.5x é muito bom, amplo campo de visão, o 4.5x para disparos mais longos é interessante, embora algumas vezes eu apreciaria ter uma aproximação de 5.5x. A maior aproximação é interessante também naquelas situações em que você não sabe se lá longe está em pé um inimigo ou uma árvore! E que jogue a primeira pedra quem nunca ficou nesta dúvida e chegando perto vê que o inimigo na verdade era uma pedra :-D! Então a luneta serve, também, em substituição prática a um binóculo.

Outra concepção comum, completamente errada, diz respeito ao tamanho da objetiva em relação ao campo de visão. Uma luneta com objetiva 50mm NÃO VAI TER maior campo de visão de uma luneta 28mm, por exemplo! O campo de visão total é determinado por outras características, não pela lente. O tamanho da objetiva diz respeito a quanta luz esta vai captar, e quanta luz vai mandar para os olhos do operador. Em inglês o campo de visão é indicado pelo termo FOV (Field of View).

Lunetas que são feitas para utilização em “meia luz”, ambientes sem muita iluminação, geralmente têm objetivas maiores a fim de captar mais luz. A qualidade óptica também difere enormemente entre as marcas genéricas e as mais conceituadas. É comum uma luneta de um bom fabricante de 32mm iluminar bem melhor do que uma lente genérica de 50mm. Está aqui explicado então porque lunetas de baixa aproximação de fabricantes de baixo custo têm objetivas gigantes quando fabricantes de lunetas de alta qualidade usam objetivas menores. O que isso quer dizer para o Airsoft, onde podemos usar lunetas até 6x? Quer dizer que uma lente de boa qualidade não necessita ter mais do que 32mm. Acima disso somente adicionaria custo praticamente sem nenhum benefício.

Parallax: É uma questão muito falada mas que, na prática, tem pouco efeito para atiradores de fuzil até 100 metros, tendo maior relevância acima destas distâncias. O conceito técnico do Parallax é a formação da imagem não completamente alinhada entre as lentes da luneta, mas o conceito técnico não importa aqui, e sim seus efeitos. Um exemplo: uma luneta de grande aproximação, digamos, 10-24x, pode ter um ajuste de Parallax em 300mts. Isso quer dizer que nesta distância o disparo deve ir exatamente no alvo. Se o operador for atirar em um alvo a 100 metros, o Parallax vai fazer com que se o usuário não estiver com o olho bem no meio da luneta, estiver mais para a esquerda, por exemplo, o tiro sairá mais para a esquerda do que o desejado.

Em resumo, o Parallax faz a cruz da luneta se mover para a esquerda ou para a direita conforme a posição do atirador atrás de luneta. Isso será mais importante em disparos a maiores distâncias. Algumas vezes observo usuários em fóruns internacionais não recomendando uma luneta para uso em Airsoft de 4x porque o Parallax pode ser de até 1” abaixo de 25 metros. Ora, 1” (uma polegada), para nossas armas, é algo para mim plenamente aceitável, visto que a própria AEG tem um desvio bem maior do que isso. Outro exemplo são red dots que abaixo de 50 metros, sem aproximação, vão apresentar, digamos, 1,5” de Parallax, o que é francamente quase nada para nosso esporte.

Mesmo para um operador real 1” a 25 metros é algo completamente aceitável, visto que a 25 metros o combate é curto, rápido, o operador não vai ter sequer tempo de regular esta 1” adicional, usando em grande parte das vezes o tiro reflexivo. Mas o operador real não é o foco deste texto, será foco de outro texto mais para adiante.

Tem lunetas de qualidade muito ruim que quando se move o operador atrás da luneta a mira varia MUITO, isso não é Parallax, é “Porcaria” de mira mesmo, kkk, não confundam! Em certas lunetas há a regulagem de Parallax na frente da objetiva e em algumas na lateral, estas usadas por snipers da vida real. Em resumo, pessoal não deve enlouquecer com o Parallax, ainda mais para red dots, onde a mira serve para a visada rápida, o efeito tende a ser completamente desprezível.

Diâmetro dos tubos: o diâmetro do tubo é medido na parte central da luneta, onde os rings (anéis de suporte) unem a luneta a arma. Nos Estados Unidos, Reino Unido e demais países de influência inglesa a medida mais comum é 1” de tubo. Na Europa e demais países também existe o padrão 30mm. O usuário deve sempre se lembrar de comprar o suporte certo para a luneta certa, pois um suporte de 30mm não vai segurar uma luneta de tubo de 1”, e vice-versa.

Coatings: em tradução literal significa “revestimento”. O coating é o tratamento que as lentes recebem para adquirir certas características, tal como ocorre nos óculos de sol. Este tratamento pode reduzir a reflexão da luz na lente “traseira”, pode fazer a lente não refletir muita luz deixando a luneta menos visível ao oponente etc. É um item que varia de fabricante para fabricante, muitos alegam ter um processo próprio de coating. Por experiência própria digo que o tratamento é fundamental para a qualidade da luneta. Os padrões comumente aceitos constam aqui:

Coated: Uma camada de tratamento em ao menos uma lente (geralmente o lado externo da objetiva);
    Fully Coated: Uma camada de tratamento em todas as superfícies de lentes em contato com o ar (as lentes externas)
    Multicoated: Múltiplas camadas de tratamento em pelo menos uma lente.
    Fully Multicoated: Múltiplas camadas de tratamento em todas as superfícies das lentes em contato com o ar.

O melhor padrão é, portanto, na maioria esmagadora das vezes, Fully Multicoated. Isso tem maior relevância em lunetas, em red dots sem aproximação este item não é tão relevante. E o coating, por experiência pessoal, faz grande diferença na qualidade da luneta como um todo.

Quanto a lunetas e red dots que se intitulam de “Tactical” (tático, em tradução ao Português): Cada fabricante usa este termo a seu bel-prazer. Entretanto, geralmente isso significa lunetas com retículos mais adequados ao uso tático. O que é o retículo? É a “cruz” que consta na luneta ou no red dot, ele pode ser uma cruz normal, pode ter um ponto no meio, pode ter vários “pontos” ao longo da cruz. Retículo com estes vários pontos, como vistos nos filmes de snipers, é chamado de retículo “mil dot”. Mil não é de militar! É de miliradianos, a unidade de formação dos graus nos ângulos!

As lunetas e red dots podem ser zeradas, quais sejam, reguladas para que apontem para onde devem apontar. Maioria delas possuem pequenas catracas nas laterais e parte superior das lunetas, algumas protegidas e outras acessíveis diretamente pelo operador. Cada uma tem suas vantagens. Estes reguladores se chamam “Turrets”, basicamente existem os do tipo “capados”, que são acessíveis com moedas, por exemplo, utilizados por pessoas que não querem perder o zero “sem querer” esbarrando em uma árvore. Caçadores que espreitam a presa e rastejam para tanto geralmente tendem a preferir este tipo de turret, conforme pude perceber em fóruns internacionais.

Já os turrets disponíveis diretamente são bem aceitos no ramo policial e militar, onde as posições tendem a ser por vezes mais fixas do que as dos caçadores.

Ainda quanto aos turrets, cada “click” move o retículo para a esquerda ou direita, e para cima ou para baixo. Os clicks são medidos em diferentes padrões. O mais comum é o MOA (minuto de ângulo). Uma luneta ou red dot que disser que possui clicks de 1/4 MOA significa dizer que a cada 4 cliques da luneta o retículo, quando apontado para um alvo a 100 jardas, apontará uma polegada para o lado (ou para cima/baixo). Da mesma forma lunetas ou red dots com regularem de 1 MOA, a cada clique o retículo vai apontar para 1” para os lados em 100 jardas.

Algumas lunetas de elite possuem um sistema de zeragem regulável, o que significa que após zerar a luneta você pode definir este “zero” como base para os demais ajustes. Isso significa que tem lunetas que após zerar você pode, por exemplo, no Airsoft, ajustar a luneta em 20 cliques para um alvo mais distante, e após isso não ter que contar ou lembrar que foram 20 cliques, basta apertar tudo para o ladro contrário que a luneta vai parar no zero anteriormente estabelecido. Isso é realmente muito legal, embora presente só em modelos mais caros e de melhor qualidade.

Quanto ao preenchimento, várias lunetas e red dots não possuem ar em seu interior. No que isso ajuda? Ajuda a evitar o embaçamento da luneta/red dot. É uma característica praticamente padrão em optics de boa qualidade. Algumas lunetas são purgadas de ar e preenchidas com Nitrogênio. Outras usam o Argônio, que além de hidrorepelente promete uma expansão menor e, então, uma vida útil mais longa no produto.

Muitas lunetas e red dots podem ser a prova de água, a prova de choques e a prova de embaçamento. Muitas delas possuem todas estas características juntas. A prova de choques diferente de marca para marca, tem umas que suportam choques pequenos, tem outras que pode passar o caveirão por cima que na sequência a mira além de funcionar perfeitamente não perde o zero! Tais características são fundamentais para o operador real, embora não tão relevantes para nós jogadores de Airsoft.

Acho que com isso o usuário tem uma melhor compreensão sobre lunetas e red dots. Para Airsoft eu, particularmente, recomendo em snipers lunetas de boa qualidade com não menos do que 4x de aproximação, melhor são as reguláveis, como as 1.5x4x, ou as que vão até 5.5x, a objetiva não necessita ser maior do que 32mm, até menor conforme a qualidade da lente.

Cada um tem sua faixa de preços ideal. Cada um tem o seu bolso. Eu particularmente aprecio um optic de boa qualidade, a diferença é imensa. Como jogo não muito freqüentemente gosto de ter produtos de boa qualidade nestas ocasiões, especialmente com a sniper. De nada adianta ter um cano PDI de $100 se a luneta do cara vai causar um desvio de 15cm para o lado quando do disparo. Então pega os $100 e compra uma luneta de melhor qualidade. E não digo isso para vender, que o cliente então faça uma CII e mande vir a luneta. Mas isso sou eu. O colega pode achar, justamente porque não joga freqüentemente, que não necessita investir em algo mais caro para sua brincadeira, e isso, claro, é bem pessoal, e devemos todos respeitar esta escolha plenamente.

Quanto a red dots, bem, tenho um Tasco que nem sei se é original da Tasco mesmo, bom um desvio visível quando chego com a vista perto das bordas do red dot, principalmente quando atiro com a visada trocada, com a arma no lado esquerdo do corpo. Estou namorando já alguns modelos de melhor qualidade.

Bem, aqui tratei do básico, mais para frente vou tratar do pouco que aprendi para operadores reais, pois estes têm requisitos de durabilidade e repetibilidade que sobrepassam o uso eventual de nós jogadores de Airsoft. Espero que o texto seja útil para os colegas. Qualquer dúvida podem escrever. Não sei muito, mas despendi um bom tempo de estudos e penso ter o básico para ajudar.

Variedades.

Última edição: Agosto 20, 2012
  2. Glauber27

Glauber27 SARGENTO

Afiliado:
    Junho 14, 2009
    Aprovações Recebidas:
    49
    Pontos de Troféu:
    48
    Isso sim é uma excelente contribuição pro operador ficar com dúvida zero!

3. cboemer

cboemer CABO

Afiliado:
    Janeiro 3, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Valeu pela aula, este é o Variedades mil e uma utilidades.

4. MSAraujo

MSAraujo CABO

Afiliado:
    Abril 10, 2012
    Aprovações Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    18
    Ótima publicação, Variedades!

Me apresentou algo que eu não conhecia ( isso de 1/4 MOA ), que vai ser de grande ajuda no futuro.

5. Falcoeiro

Falcoeiro CABO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    18
    Gostaria de pedir ao moderador para fixar o post.

É sem dúvidas um dos 10 melhores posts de todo o fórum.

Lambari e _Giancarlo_ curtiram isso.
  6. paje_tapuya

paje_tapuya CAPITÃO

Afiliado:
    Setembro 5, 2010
    Featured Threads:
    1
    Aprovações Recebidas:
    2,001
    Pontos de Troféu:
    133
    Excelente! Voto pela fixação, também!

7. castro

castro TENENTE Moderador

Afiliado:
    Março 1, 2009
    Aprovações Recebidas:
    342
    Pontos de Troféu:
    83
    Variedades matou a páu meu chapa.
    Ótima contribuição e agora devidamente fixada. :-D

UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURRA!

8. Guilherme_Guila

Guilherme_Guila CABO

Afiliado:
    Fevereiro 16, 2012
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Show...muito bom!

9. fabiodutra

fabiodutra SARGENTO

Afiliado:
    Dezembro 5, 2008
    Aprovações Recebidas:
    24
    Pontos de Troféu:
    38
  10. ojaneri

ojaneri CABO

Afiliado:
    Maio 9, 2011
    Aprovações Recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    18
    Excelente material. Obrigado por compartilhar!

11. otaviod

otaviod CABO

Afiliado:
    Janeiro 8, 2011
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Muito bom. Espero o artigo sobre operadores reais também!

[]s

12. Falcoeiro

Falcoeiro CABO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    18
    Não sou operador real mas treino com armas reais com várias pistolas diferentes. Vou usar os optics de ponta que o Variedades citou como os melhores em todas elas. Posto aqui os resultados.
    Gostaria de salientar uma outra diferença num prisma bem leigo. As chinocas não podem ser deixadas na maioria das vezes para serem usadas pelos netos ou bisnetos, tataranetos (. . . ) mas estas, sim.

13. ThyagoAlmeida

ThyagoAlmeida CABO

Afiliado:
    Janeiro 21, 2008
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Muito bom artigo!

Eu sou usuário de optics de melhor qualidade e realmente faz diferença, mesmo pra Airsoft!

14. SG_Devil

SG_Devil SARGENTO

Afiliado:
    Agosto 27, 2010
    Aprovações Recebidas:
    76
    Pontos de Troféu:
    28
    Tenho duas lunetas e dois red dots tudo xing-ling comprado aqui no Brazil. Quase R$800,00 investido em porcaria por falta de opção.
    Das duas lunetas só uma se salva, a outra é lixo mesmo, só serve de enfeite. Os dois red dots são sofríveis tanto no acabamento como
    na hora de zera-los.

Então estou fazendo de conta que não joguei dinheiro fora pra não ficar mais aborrecido comigo mesmo por ter comprado essas merdas.

É como o Vari falou, "Não adianta investir em canos PDI, Hop UP e os cambáu se a mira que vc usa não presta". Se for assim melhor mirar
    no rumo da bolinha mesmo ou até onde a visão alcança.

Vari always kicking asses, great post

15. coradin

coradin CABO

Afiliado:
    Março 9, 2008
    Aprovações Recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    18
    Variedades, meus parabéns, ótimo artigo!
    :D

_Giancarlo_ curtiu isso.
  16. Rillian

Rillian CABO

Afiliado:
    Fevereiro 3, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Esclarecedor demais. Mandou muito bem Variedades!!

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

17. Gabriel1806

Gabriel1806 CABO

Afiliado:
    Abril 26, 2012
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    eu tenho uma replica da swiss arms 3x32 zoom de 3x e estou muito satisfeito com ela!

18. romulomach

romulomach SARGENTO

Afiliado:
    Setembro 21, 2009
    Aprovações Recebidas:
    96
    Pontos de Troféu:
    28
    Caramba variedades parabens cara, vc ta dando aula meu chapa!

19. variedades

variedades Membro do ano 2010

Afiliado:
    Abril 21, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1,988
    Pontos de Troféu:
    133
    Sim, o pessoal tem falado bem destas miras, eu não tive acesso ainda pessoalmente a mira, mas pelo que dizem é uma escolha interessante!

20. Ricardo Rego

Ricardo Rego CABO

Afiliado:
    Abril 14, 2011
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    6
    Parabéns muito bom o trabalho de vcs material com muita qualidade !!!